Você sabia que a fascinante história dos plásticos modernos começa por volta da metade do século XIX? Foi quando o celulóide foi inventado como substituto para o marfim, na fabricação de bolas de bilhar, salvando a vida de milhares de elefantes. Isso foi antes do produto revolucionar o mundo do entretenimento, como material básico da indústria do cinema. Mas foi preciso mais um século para que o plástico estivesse em todos os aspectos da vida cotidiana, como conhecemos hoje.

Desde a metade do século passado, a produção global de plásticos cresceu em 300%, se comparada com aquela época. Hoje em dia, eles contribuem para a preservação do meio ambiente de diversas maneiras. Um dos exemplos é o uso de materiais plásticos leves em veículos motores, o que reduz consideravelmente o consumo de combustível e filmes plásticos em embalagens, além de ajudar a evitar que alimentos estraguem e sejam desperdiçados.

No mundo da medicina, os plásticos ajudam a salvar vidas e em muitas outras aplicações de alta tecnologia eles dão suporte e possibilitam o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Variedade do mercado de plásticos

Para falar apenas do mercado de plásticos em filme e embalagens, a diversidade de materiais plásticos é imensa. É nessa área, em particular, que os plásticos sofrem exame minucioso, por ser considerado um contribuinte para a poluição por causa do lixo provocado por embalagens. Este fato apresenta novos desafios para a indústria do plástico em filme: além das questões puramente técnicas e econômicas, a indústria também precisa focar em minimizar os impactos ambiental da produção e eliminação dos resíduos.

A Böttcher desenvolve e produz revestimento de elastômero para rolos customizados para atender as exigências do processamento de plásticos em filme. Também oferece uma grande variedade de compostos de borracha e poliuretano para revestimento de rolos, cobrindo praticamente todas as áreas na produção e conversão de plásticos em filme. Tal variedade está sempre em contínuo desenvolvimento e expansão, para manter-se no ritmo das constantes mudanças da indústria.